Programa de Estágio IOB 2010

Jovens Talentos IOB é um programa para a preparação de novos profissionais, tendo como meta a capacitação e o desenvolvimento de carreira dos estagiários, preparando-os para responder aos desafios atuais e futuros da empresa.

Saiba mais sobre o programa aqui.


Notas escolares ajudam na conquista a uma vaga de emprego?

Prática, quando ocorre, é mais comum em profissões ligadas às áreas de exatas, como por exemplo em Engenharia
________________________________________

Em um processo seletivo para uma vaga de emprego, são avaliados vários aspectos, como experiência profissional, conhecimento em idiomas e informática, entre outros. Entretanto, não é comum a avaliação de notas escolares dos ainda estudantes.

A coordenadora de Seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Natália Caroline, explica que são poucas as empresas que solicitam o histórico do aluno. “A avaliação de notas não é comum no Brasil. Isso é uma questão cultural. Geralmente as empresas que avaliam as notas são multinacionais”, afirma.

Ela acrescenta ainda que a prática, quando ocorre, é mais comum em profissões ligadas às áreas de exatas, como por exemplo em estágios em Engenharia.

Indicação de professores

Mas, antes de os bons alunos ficarem desanimados, a especialista diz que, apesar de não haver esse hábito nos processos seletivos, é comum a indicação de estudantes para uma vaga de emprego por parte dos próprios professores.

Sobre a avaliação do nome da faculdade, Natália acredita que, apesar de existir restrição a algumas instituições em algumas empresas, essa prática está se tornando cada vez menos comum.

“A avaliação do nome da faculdade diminuiu bastante. Isso também depende muito do perfil da empresa. Mas o que elas pedem é que a instituição seja conceituada frente ao MEC [Ministério da Educação]”, declara.

Afinal, o que é avaliado?

Segundo a especialista, no processo seletivo, o fator mais importante avaliado é o desempenho do candidato durante todo o processo, incluindo o comportamento.

“O que importa é como o candidato se sairá frente ao grupo. Também são analisadas as competências”, finaliza Natália.

Fonte: Segs – Portal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário