Programa de Estágio IOB 2010

Jovens Talentos IOB é um programa para a preparação de novos profissionais, tendo como meta a capacitação e o desenvolvimento de carreira dos estagiários, preparando-os para responder aos desafios atuais e futuros da empresa.

Saiba mais sobre o programa aqui.


Sped revoluciona contabilidade e prestação de contas com a Receita, diz CDL

Aquela montanha de documentos com livros fiscais, notas e outras papéis relativos a contabilidade da empresa é, cada vez mais, coisas do passado. Hoje, o Tocantins já tem 523 empresas que são obrigadas a utilizar o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

O sistema tem como base a Nota Fiscal Eletrônica. A expectativa é que no final do ano uma nova portaria da Secretaria Estadual da Fazenda indique novas empresas que serão obrigadas a usar o Sped.

Por enquanto, empresas que trabalham com materiais de construção, comércio de veículos e transportes coletivos estão entre as obrigadas a utilizar o Sped. “Acredito que em dois ou três anos, praticamente todas as empresas brasileiras sejam a obrigadas a ter o Sped”, projeta o contador Marcos Köche, da Contato Contabilidade.

Segundo texto informativo do Ministério da Fazenda, o Sped, na prática, é a substituição da escrituração em papel pela ECD (Escrituração Contábil Digital). Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Conforme a Instrução Normativa n.º 787 de 19 de novembro de 2007, estavam obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado.

Alterações
Este ano o Sped entrou em uma nova fase, com diversas alterações determinadas pelo Fisco no layout das obrigatoriedades. Entre as mudanças, estão: a inclusão do Código de Classificação Fiscal que serve como parâmetro para o cálculo do IPI e a adoção do e-mail público para recebimento dos arquivos em padrão .XML, cujo envio também é obrigatório pelo fornecedor.

Com isso, os fiscais da Receita no Estado e, em um segundo momento, no Ministério da Fazenda, vão ter como saber exatamente o estoque da empresa e de quem ele comprou. Assim, não haverá como esconder informações sobre entrada e saída de produtos para, com isso, praticar uma eventual sonegação.

“Na verdade, vai ser um verdadeiro Big Brother fiscal”, ressalta o contador Flávio Azevedo Pinto, colega de Köche.

O contador reconhece que a adaptação das empresas a um modelo totalmente digital é uma quebra de paradigmas. Porém, frisou que, para o empresário que trabalha corretamente, é mais prático, pois o estabelecimento economiza muito por não ter de guardar arquivos de papéis gigantescos.

Umas das principais diferenças do Sped para o sistema atual é que o registro das mercadorias compradas se dará por item e não mais é lançado em conjunto com o valor total.

Outros detalhe é que, como a base é a nota fiscal eletrônica, a responsabilidade pelo lançamento de dados terá de ser do empresário, apenas com a consultoria da empresa de contabilidade. “O empresário tem que correr atrás. É uma obrigação dele. O contador vai servir como um consultor apenas”, destaca Köche.

Fazenda
Segundo o coordenador de Automação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, João Herculano, o ponto principal do Sped é obrigatoriedade de contar as informações sobre “entrada”, “saída”, “apuração” e “inventário”. Possivelmente, conforme o coordenador, no futuro ainda haverá a obrigação de registros dos “artigos permanentes”.

Herculano frisa que, como o sistema começou a funcionar recentemente, ainda não houve um efeito imediato que alterasse a arrecadação do Estado. O link do Sped está disponível no site da secretaria (endereço www.sefaz.to.gov.br).

O coordenador aconselha que, embora o sistema possa ser baixado e utilizado diretamente, que os empresários comprem um programa de adaptação para que as informações possam ser lançadas mais facilmente.

Multas
As empresas que já estão na lista de obrigadas a enviar a Escrituração Digital via Sped e não cumprirem a determinação serão penalizadas. A multa é de R$ 5 mil por mês de atraso. Assim, se alguém deixar de mandar os dados de janeiro, no final do ano, só por este mês, a multa pode chegar a R$ 60 mil.


Funcionamento
A partir do seu sistema de contabilidade, a empresa gera um arquivo digital em um formato específico. Este arquivo é submetido a um programa fornecido pelo Sped. Faça o download do PVA e do Receitanet e instale-os em um computador ligado à internet.

Benefícios do Sped

» Redução de custos com a dispensa de emissão e para o armazenamento de documentos em papel;
» Redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias;
» Possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um layout padrão;
» Uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas;
» Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
» Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte;
» Simplificação e agilização dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior, regimes especiais e trânsito entre unidades da federação);
» Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias;
» Rapidez no acesso às informações;
» Eliminação do papel;
» Aumento da produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos;
» Redução de custos administrativos;
» Melhoria da qualidade da informação;
» Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais;
» Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes;
» Redução do “Custo Brasil”;
» Aperfeiçoamento do combate à sonegação;
» Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel. (Informações da ascom/CDL)

Fonte: Blog do José Adriano

2 comentários:

  1. Aspiring professionals have a fantastic opportunity to learn vital information about the banking and financial industry through the 2010 IOB Internship Program. The program's organized curriculum combined with practical experience gave interns a thorough understanding of the nuances of the sector. The interns' knowledge and abilities were greatly shaped by the supervision and advice provided by seasoned professionals. Additionally, the program created a friendly and cooperative learning atmosphere that enabled interns to actively participate in ongoing projects. In addition to providing participants with useful skills, the 2010 IOB Internship Program helped several of them launch lucrative careers in the banking industry.
    Trucking accident attorney
    hampton virginia personal injury lawyers

    ResponderExcluir
  2. Divirta-se explorando jogo-fortune-rabbit.com.br o mundo mágico do Fortune Rabbit, desfrutando de gráficos vibrantes, trilha sonora envolvente e uma jogabilidade cativante. Enfrente desafios, colete recompensas e descubra os segredos escondidos ao longo do caminho. Com sorte e habilidade, você poderá alcançar altas pontuações e desbloquear conquistas emocionantes no Fortune Rabbit.

    ResponderExcluir