Programa de Estágio IOB 2010

Jovens Talentos IOB é um programa para a preparação de novos profissionais, tendo como meta a capacitação e o desenvolvimento de carreira dos estagiários, preparando-os para responder aos desafios atuais e futuros da empresa.

Saiba mais sobre o programa aqui.


IOB tem crescimento com SPED

Com mais de mil contratos assinados no ano, área de soluções passou a representar o 3º maior faturamento da IOB em 2009.

As mudanças ocorridas por conta da implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) trouxeram resultados significativos para a IOB em 2009. Há três anos a companhia investe em uma unidade de negócios dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e oferta de soluções de gestão contábil e tributária, com foco em GRC – Governança, Risco e Compliance: a IOB Soluções, que no ano passado cresceu mais de 100% em relação a 2008, possui atualmente uma carteira integrada com mais de 150 clientes.

“A IOB acompanhou de perto todas as discussões acerca da implementação do SPED, identificando os desafios que as empresas teriam de enfrentar a partir de então. Desde o início percebemos que a informatização do sistema traria mudanças substanciais nos processos tributários das empresas e que muitas delas não estariam preparadas para esta nova realidade”, explica o diretor de Soluções e sócio da IOB, José Adriano Pinto, que trouxe para a IOB há dois anos sua experiência de 10 anos na aplicação de tecnologia às áreas contábil e tributária, atuando na Sonda Procwork, Trevisan e Copebrás. “Com o auxílio de uma série de estudos e muito trabalho, conseguimos desenvolver soluções capazes de atender essas novas demandas”, completa.

Os clientes atendidos pela área de Soluções da IOB compõem um grupo heterogêneo de empresas de todos os portes como: Hughes, Hypermarcas, Agrovale, Crocs, Carbocloro, Dedini, Grupo Abril, Samsung, Nissin, Techint Engenharia entre outros. “Fechamos o ano de 2009 vencendo uma RFP (concorrência) para a oferta de soluções SPED para a Wella, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil. Além da credibilidade que a IOB possui, tivemos a nosso favor o fato de mantermos uma unidade de negócios exclusivamente dedicada ao desenvolvimento e oferta de soluções desse tipo. Grandes empresas, como a Wella, precisam dedicar seu tempo, integralmente, aos seus negócios. Portanto, é imprescindível que elas estejam tranquilas quanto às suas operações tributárias. Isso representa a importância de soluções como as que oferecemos”, afirma José Adriano.

O executivo ressalta que um dos principais diferenciais da área de Soluções da IOB é a capacidade de unir a inteligência tributária da equipe de consultores mais capacitada do mercado às tecnologias de ponta. “Assim, conseguimos desenvolver e oferecer soluções customizadas que atendem às especificidades de cada cliente. Isso, sem dúvida, reflete o compromisso da IOB em assegurar a integridade tributária das empresas e, por consequência, o alto grau de confiança do mercado em nossas soluções”, completa.

A opinião é compartilhada pelo Finance and Admin Director da Crocs, Odilon Lopes. “A decisão da Crocs pela contratação da consultoria IOB foi motivada pela constatação de que os detalhes envolvidos na implementação do projeto SPED vão muito além da simples adequação do software de gestão. Os serviços prestados pela equipe IOB nos auxiliaram no processo de diagnóstico, possibilitando a identificação das correções necessárias. Estamos muito satisfeitos com o alto grau de capacitação e profissionalismo da equipe IOB e com a qualidade dos serviços prestados”.

O gerente tributário da Samsung, Nelson Maranhão, destaca a importância do suporte da IOB para os futuros negócios da empresa.“A Samsung contratou a IOB pelo fato dela contar com informações legais de todos os Estados de forma consolidada e atualizada. As tabelas fornecidas têm servido como subsídio ao estudo da carga tributária efetiva de produtos a serem lançados pela empresa. Adicionalmente as mesmas tabelas são utilizadas para confirmar as tabelas internas de tributação daqueles que já estão em produção regular. Dada a complexidade do nosso sistema de tributação, com muitas exceções, bem como aos muitos incentivos e a “guerra fiscal” travada entre os estados da federação, podemos dizer que o produto atendeu as nossas expectativas”.

Planos para 2010

Líder do segmento, a IOB acredita que ainda há um grande mercado a ser explorado e que os desafios que as empresas enfrentaram em relação ao SPED em 2009 devem se manter neste ano, dada a complexidade do Sistema e a obrigatoriedade de adaptação de novas empresas. Para isso, a companhia aposta na ampliação da Unidade de Soluções, com a criação de uma área de Canais, responsável por estruturar uma rede de alianças, desenvolvendo parcerias estratégicas entre a IOB e diferentes empresas de serviços, consultoria, integradores e desenvolvedores de TI, para atender a demanda de soluções estimuladas pelo SPED.

Para gerenciar a área de Canais e Alianças, a Unidade de Soluções da IOB contratou Ricardo Simões, que atuou na LynasLogic, Prodam e SCI Tecnologia. O executivo explica que o objetivo da IOB em 2010 é crescer ainda mais no segmento de Soluções, por meio de parcerias que agregam valor aos negócios dos clientes. “Nosso desafio é estimulante e nossas metas são bastante ousadas. Através do nosso portfólio de soluções, a projeção para médio prazo é alcançarmos 80% das grandes contas, 90% das empresas de médio e pequeno porte, que estejam envolvidas direta ou indiretamente com pelo menos um dos três pilares do SPED (Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital e Escrituração Contábil Digital), o que aumenta a demanda por gestão fiscal, tributária e contábil”, destaca Simões.

Além da área de Canais, a Unidade de Soluções da IOB pretende também fazer um forte investimento em sua área de vendas. A meta é aumentar em mais de 150% o faturamento da área em 2010 e, para isso, será preciso aumentar seu quadro de vendas, passando de 12 executivos na área comercial, para uma equipe de 20 profissionais até o fim de 2010.

Paralelamente a isso, a Unidade formatou um processo seletivo criterioso e diferenciado ao longo do ano passado, e que será mantido em 2010, para atender a demanda de profissionais especializados na área contábil e fiscal. O processo foi implantado em etapas, que envolveu num primeiro momento a triagem com base nos currículos recebidos de participantes de palestras em universidades, indicações de profissionais do mercado e divulgação em redes sociais. Após esta fase, uma palestra, com duração de duas horas, sobre SPED e as Soluções IOB, foi ministrada aos candidatos selecionados, seguida de uma dinâmica comportamental e teste técnico. Os aprovados participaram de um curso de 80 horas, abrangendo os três pilares do SPED (Escrituração Fiscal Digital, Escrituração Contábil Digital e Nota Fiscal Eletrônica), período em que foram feitas entrevistas individuais. Ao final, mais de 40 pessoas foram contratadas e os candidatos não contratados foram indicados para empresas parceiras.

A Unidade de Soluções fechou o ano com um crescimento de mais de 190% no quadro de funcionários, composto pelos melhores especialistas e executivos do mercado, e as contratações, se depender das expectativas da IOB para o SPED, não devem parar por aí.

Fonte: Blog do José Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário